Buscar
  • BlogDraRubert

BUGUEI: ELEIÇÕES 2020

Atualizado: 11 de Nov de 2020


Tempos difíceis, não é mesmo?


O direito de Votar não era para todos, não era pra qualquer um. Em meado dos anos de 1824, quando éramos Brasil Império, foi instalada a primeira constituição no Brasil. Passamos a ter o voto Censitário (renda $ determinada), ou seja, renda inferior ao pretendido não possuía direitos, sem falar que somente os homens podiam votar.
Não era possível exercer o papel de cidadão com dignidade. Muito menos escolher quem iria representar seu estado, país, o povo. Pois o povo não tinha voz, nem vez. O Estado era superior, detentor do poder e impositor.

Lutamos, morremos, sobrevivemos e hoje temos uma sociedade completamente diferente desse tempo que me reportei acima.

IMAGEM: DIA DA MORTE DE SÓCRATES

MOTIVO: CUNHO POLÍTICO E NÃO RELIGIOSO


Tempos difíceis não é mesmo?


Então porque se eximir, porque ignorar ou se justificar com uma fala inócua, vaga, sem fundamento?


É tempo de ação, de movimento e de rever o conceito da sua historia, ou melhor, da historio do seu país. O poder é o povo, e o povo é você!

É preciso ter coragem, disposição, e muita fé de que tempos melhores sempre virão e perduram para aprimorar o que de melhor está por vir.


Enfrentamos uma pandemia, ainda enfrentamos suas reações, estamos aguardando o desenvolvimento do estudo de uma vacina e a sua dose, aguardando por uma cura, ou seria... por salvação.


Tempos difíceis, não é mesmo?


Hoje é preciso lembrar que temos voz, temos vez. Nós do povo podemos subir lá também, pois além de exercer o sufrágio Universal que muitos desprezam é possível também estar lá. Que tal? Tarefa árdua? Pois bem, não seja omisso ao progresso e a favor do retrocesso, precisamos exercer nossa democracia.


Vote consciente.




O QUE É DEMOCRACIA?

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.


Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.


Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.


A moral é o cerne da pátria. A corrupção é o cupim da República.


Ass: MRRC

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo